Marketing Digital para Iniciantes: Acelere seu Agronegócio!

Aprenda o passo-a-passo para implementar uma estratégia no seu Agronegócio!
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Completamente diferente do Marketing Tradicional, o Marketing Digital permite a visualização e análise dos resultados em tempo real.

O mercado mudou e ainda é possível ver empresas que enxergam o marketing como um custo no orçamento mensal. E essa forma de enxergar está completamente ultrapassada. 

Hoje são conhecidas diversas empresas que faturam múltiplos milhões de reais e são totalmente “dependentes” dos potenciais clientes gerados através do Marketing Digital.

Talvez você ainda imagine que marketing é ter custo com materiais de publicidade, mas ainda bem que você está aqui lendo este texto, irei mostrar para você que há muitas oportunidades hoje em dia. E você pode surfar essa onda antes dos seus concorrentes.

Inclusive, aqui vai uma dica, você tem um negócio local e ainda não está agindo fortemente no “Google Meu Negócio”? Você está todos os dias perdendo dinheiro. É uma ótima ferramenta para receber potenciais clientes.

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Como começar do zero no marketing digital?

Esqueça o que você tem ouvido sobre faturar múltiplos dígitos em pouco tempo. Marketing Digital de verdade é sobre atrair agregando valor ao usuário para só depois, converter em possíveis vendas.

E há muita estratégia por trás disso. Você busca constantemente no google para encontrar respostas? Sabia que existem empresas com um time de mais de 20 pessoas 100% voltado em produzir textos e conteúdos que respondem EXATAMENTE o que você procurou?

Sim, essa estratégia é chamada de marketing de conteúdo otimizado para SEO (Search Engine Optimization). Acredite, eles estão diariamente escrevendo conteúdos para que você clique no conteúdo deles.

Esse time sabe inclusive qual é o volume de pessoas que pesquisa mensalmente pela mesma busca que você fez.

Mas isso é a ponta do iceberg. É importante que você saiba que existem mais de 19 canais de aquisição a serem explorados pelas empresas atualmente.

Existe um livro incrível sobre este assunto, o melhor que eu já li e deixo aqui para você a indicaçãoi: Tração – Domine os 19 canais de atração de clientes para seu negócio

Para você ter uma ideia, conheça alguns canais de tração e aquisição aqui:

  • Marketing de Conteúdo
  • Search Engine Marketing (SEM) 
  • Otimização (SEO)
  • Mídias Sociais
  • Assessoria de Imprensa 
  • Digital Brand Publishing
  • E-mail Marketing
  • Programa de Afiliados
  • Marketing Viral
  • Mídia Offline
  • Eventos
  • Palestras
  • Feiras Comerciais
  • Comunidades
  • Marketplaces

Estes são alguns dos canais possíveis para atrair pessoas para seu negócio. Imagino que você já percebeu que terá que focar em alguns para começar, correto?

Exato. É importante que você crie profundidade a respeito do canal que você irá escolher. E você precisa testar. Testar continuamente. E precisa ter constância.

A minha dica é: procure fazer um exercício mental a respeito de onde o seus clientes estão.

Vou trazer um exemplo passo a passo para você:

  1. Meu produto: Consultoria para ganho em eficiência em Autopropelido
  2. Minha persona: Agricultor Rural que tenha equipamentos de autopropelido no seu maquinário, geralmente  com propriedades plantadas acima de 200 hectares

Pronto, até agora eu já tenho um norte de produto e um posicionamento claro. Eu já sei quem eu preciso abordar e qual produto eu ofereço.

Agora, eu vou fazer um estudo no mercado sobre autopropelido:

  1. Fui até a ferramenta Ubersuggest e fiz uma busca pela palavra-chave autopropelido;
  2. Acompanhe o resultado na imagem abaixo

Antes de tudo, o Ubersuggest é uma ferramenta que me permite fazer três pesquisas GRATUITAS por dia.

E lá você poderá ver o volume de buscas da palavra-chave que você fez a busca por mês.

Neste caso, eu consigo entender claramente que todos os meses no Brasil mais de 3.500 buscas são feitas para a palavra “autopropelido”

Temos uma oportunidade aqui. Já sei que existem pessoas buscando diariamente pelo maquinário ao qual eu ofereço uma solução de ganho em eficiência.

Agora eu preciso bolar uma estratégia para estar disponível para estas pessoas que buscam por essa palavra.

Existem algumas formas de estar disponível nas buscas da rede de pesquisa do google:

  • Criando anúncios para a rede de pesquisa através do Google Ads, aqui você precisa ter um orçamento para comprar cliques. E você terá um retorno de curto-prazo mais eficiente;
  • Produzindo artigos específicos para a palavra-chave que quero atrair pessoas, neste caso “Autopropelido”. Aqui você terá que escrever o artigo com o melhor conteúdo possível, focado na palavra em questão, esperar o google ranquear o seu artigo e criar esforços para colocar em uma posição entre as 3 primeiras do google. É uma estratégia com retorno de médio e longo prazo;

Pronto. Agora sabemos duas abordagens que podem funcionar para receber os cliques de quem busca “Autopropelido”.

Vamos aplicar a estratégia completa, levando em consideração o curto prazo e o médio e longo prazo.

Vamos para a parte prática. Vamos agir agora:

Estratégia 01 – Criando um Texto para Atrair esses usuários

Você pode observar que ao buscar pela palavra, o próprio google me descreve o que mais as pessoas perguntam a respeito:

Vamos considerar estas perguntas de usuários para construir o esqueleto do nosso artigo em formato de blogspot e otimizado para SEO.

Você deve escrever um texto de mais ou menos 1.500 palavras com o máximo de informações possível do assunto.

Você utilizará as perguntas que as pessoas fazem para criar os tópicos do seu texto. 

Com isso você terá um texto focado na palavra e no que mais as pessoas perguntam. Já é um ótimo começo.

Ao publicar este artigo, o Google levará em consideração o seu Domain Authority (nível de confiabilidade do seu site), o número de backlinks (sites que falam de você), o seu tempo publicando conteúdos para decidir em que posição colocar o seu artigo. 

Por isso se trata de uma estratégia de médio e longo prazo.

Assim que você publicar seu artigo, é interessante que você crie uma estratégia de “Linkbuilding” para fortalecer a autoridade do seu conteúdo.

É importante deixar claro que você deve fazer os esforços necessários para estar entre as três primeiras posições do google, na rede de pesquisa.

Estratégia 02 – Criando anúncios para a rede de pesquisa

Agora que já expliquei a você como atrair usuários para um artigo no seu blog, vamos a segunda estratégia, subir um anúncio para a sua solução.

Antes de tudo, é importante que você entenda que existe um “custo por clique” para cada palavra-chave que tem volume de buscas no Google. 

Ou seja, há um custo médio por clique estipulado pelo próprio google.

E como você sabe quanto pagará por clique na sua palavra-chave escolhida? Vamos ao Google Ads e mostrarei a você:

Após ter criado uma conta no Google Ads, você irá procurar por planejador de palavras-chave na aba de ferramentas:

Após clicar no planejador. Você clicará no “Ver volume de pesquisas e previsões”, conforme imagem abaixo:

E ao colocar a palavra-chave que você preferir, os resultados aparecerão. Neste caso para “Autopropelido”, confira:

Agora, eu já sei que se quiser pegar os cliques com maior eficiência nas primeiras posições do Google eu preciso estar disposto a pagar até R$ 1,55 por clique. Ou mais, porquê este valor pode ter variação, conforme leilão e concorrência.

Digamos que eu quero investir até R$ 2.000,00 por mês no anúncio. Considerando o custo por clique, eu conseguirei mais ou menos 1.290 cliques desses usuários que buscam pela minha palavra.

Agora, você precisa ter uma página que receberá essas pessoas. Pode ser o seu site ou até mesmo uma Landing Page (página específica para gerar conversões).

Caso você precise criar uma landing page, deixarei a indicação do Klickpages, que é uma plataforma para você criar suas pages específicas. Lembrando que ela é paga.

Considere que esta página deve ter uma possibilidade de conversão, acompanhe no exemplo visual que trouxe a você:

Perceba que há uma possibilidade do usuário colocar as suas informações para que eu possa contatá-lo em um segundo momento.

No meu caso, o ideal seria um formulário com os seguintes campos:

  • Nome
  • Número de telefone mais utilizado
  • E-mail
  • Tamanho de propriedade
  • Qual seu cargo dentro da propriedade rural?

Com estas informações eu saberia o tamanho da propriedade em hectare e a responsabilidade dentro da estrutura hierárquica daquela propriedade. 

Saberia se estou falando com o responsável certo e também teria os contatos necessários para uma posterior conversação e proposta.

É comum que páginas como essas convertam em torno de 15% de visitantes para leads.

Logo, como eu “comprei” em torno de 1.290 cliques, terei mais ou menos 1200 acessos na minha página de conversão.

Contando que eu tenha uma conversão de 15%, eu teria 180 leads para fazer uma proposta comercial.

Pronto. Agora você descobriu como montar uma estratégia eficiente para gerar potencial clientes. Você precisa agora esclarecer como abordar esses mais de 180 contatos que estão procurando por ganho em eficiência com autopropelidos.

Se você leu este texto até aqui, percebeu que o que entreguei a você tem bastante valor, correto?

Eu imagino que tenha agregado valor.

Mas você também viu que é mais complicado do que parece, não é mesmo?

E é por isso que eu investi os meus últimos 7 anos de carreira profissional para executar estratégias como essa.

Executar e acompanhar os resultados até as vendas é o grande diferencial deste processo. E eu e meu time estamos prontos para atender você.

Caso você queira um diagnóstico gratuito de reputação digital, clique aqui e fale diretamente comigo!

Será um prazer atender você,

Pedro Larangeira

Co-fundador Agrottraction e Especialista em Sênior Marketing Digital para o Agronegócio

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