A nutrição dos ovinos é um dos fatores mais críticos para garantir uma boa produção e saúde desses animais. Oferecer uma alimentação balanceada, com os nutrientes necessários para cada fase de desenvolvimento, pode aumentar a produtividade, melhorar a qualidade da carne e lã, e proporcionar maior rentabilidade para o produtor. Abaixo estão respondidas, de forma detalhada, questões comuns sobre alimentação de ovinos, com embasamento técnico e recomendações atualizadas.
A ração ideal para ovinos depende da fase de vida (crescimento, manutenção, reprodução, lactação) e do objetivo de criação (carne, lã ou leite). A melhor ração contém uma combinação de volumosos (como capim, feno e silagem) e concentrados (grãos, farelos e suplementos), garantindo energia, proteína, minerais e vitaminas. A Embrapa recomenda que a dieta de mantença para ovinos contenha cerca de 10-12% de proteína bruta e 65-70% de nutrientes digestíveis totais (NDT). Rações balanceadas comercialmente com inclusão de milho, farelo de soja e minerais são boas opções para complementar a dieta.
Carneiros, especialmente os usados para reprodução, precisam de uma ração rica em energia, proteínas e minerais para manter boa condição corporal. Além de volumoso, como pasto de qualidade, uma ração contendo farelo de soja, milho e suplementação mineral com cálcio e fósforo é ideal. Eles consomem, em média, entre 2 e 3% do peso vivo em alimentos por dia, dependendo da fase.
Ovinos podem ser alimentados com uma combinação de pastagem, feno, silagem e ração concentrada. Pastagens de qualidade, como capins do gênero Brachiaria ou Panicum, podem suprir boa parte das necessidades nutricionais, complementadas por ração rica em energia e proteína, especialmente em períodos de seca ou quando o pasto for insuficiente. O volumoso deve ser a base da dieta, com a inclusão de concentrados para atender às demandas energéticas.
Para engordar ovinos rapidamente, é importante fornecer uma dieta com alto teor energético e proteico, além de suplementação mineral adequada. O uso de confinamento com ração balanceada pode acelerar o ganho de peso, onde a dieta pode conter 70-80% de concentrado (milho, farelo de soja) e 20-30% de volumoso de alta digestibilidade. Estudos mostram que ovinos em confinamento podem ganhar até 200 gramas de peso vivo por dia. A suplementação com uréia também pode ser considerada, sob orientação de um nutricionista animal.
O melhor alimento para ovelhas, especialmente em fase de reprodução e lactação, é uma combinação de pastagem de qualidade (preferencialmente rica em leguminosas) com uma suplementação de concentrado. Feno de gramíneas e silagem também são boas opções para manter o fornecimento constante de volumoso. A suplementação com grãos como milho e farelo de soja ajuda a garantir energia e proteína suficientes, fundamentais para produção de leite e boa condição corporal.
Abaixo está uma tabela exemplificando uma formulação de ração para ovinos em fase de crescimento, conforme orientações da Embrapa:
Ingrediente | Porcentagem (%) |
---|---|
Milho | 60 |
Farelo de Soja | 25 |
Casca de Soja | 10 |
Suplemento Mineral | 3 |
Calcário | 2 |
Essa formulação pode variar conforme a necessidade energética e proteica dos animais, sendo fundamental ajustar os níveis conforme o estágio produtivo e a qualidade dos volumosos disponíveis.
Embora alguns ingredientes possam ser comuns entre rações de cavalos e ovinos, não é recomendado usar ração de cavalo para ovinos. A formulação de rações é feita de forma específica para cada espécie, levando em conta as necessidades nutricionais distintas. Ovinos têm exigências diferentes de minerais, como o cobre, que pode ser tóxico para eles em níveis altos, presentes em algumas rações de cavalos.
O uso de medicamentos para engordar ovelhas não é recomendado, mas sim uma abordagem nutricional adequada. Contudo, em alguns casos, a suplementação com vitaminas e minerais específicos, como complexos vitamínicos injetáveis contendo vitaminas do complexo B e aminoácidos, pode ser usada para melhorar a saúde e o ganho de peso, sempre sob orientação veterinária.
Capins do gênero Brachiaria e Panicum são amplamente utilizados para a alimentação de ovinos. O capim Tifton 85 também é uma excelente escolha, especialmente por seu valor nutricional e digestibilidade. Para regiões secas, o Capim Buffel pode ser uma alternativa por ser mais resistente à falta de água.
Ovelhas com sinais de fraqueza podem se beneficiar da suplementação com vitaminas do complexo B, especialmente B12, que está ligada ao metabolismo de energia. Além disso, a vitamina A e E são importantes para a saúde geral e imunidade. O uso de suplementos multivitamínicos injetáveis pode ser útil em casos de deficiência.
O melhor sal mineral para ovinos é aquele que é formulado especificamente para a espécie, contendo os níveis adequados de cálcio, fósforo, magnésio e outros microminerais como zinco e selênio. A quantidade de cobre deve ser cuidadosamente controlada, pois ovinos são muito sensíveis ao excesso deste mineral.
Um carneiro adulto consome entre 2% a 3% de seu peso vivo em alimentos por dia. Por exemplo, um carneiro de 70 kg consumiria entre 1,4 kg a 2,1 kg de matéria seca por dia, incluindo tanto ração concentrada quanto volumoso.
A formulação de ração para ovinos deve considerar a fase de produção (crescimento, reprodução, lactação) e incluir volumoso e concentrado na proporção adequada. Uma fórmula básica pode conter 60% de milho, 25% de farelo de soja, 10% de casca de soja, além de adição de sal mineral e calcário.
Rações para engorda de carneiros devem conter alto teor energético e proteico. Uma ração com 70-80% de milho e 20-30% de farelo de soja, com inclusão de suplementos minerais e vitamínicos, é ideal para otimizar o ganho de peso em confinamento.
A forma mais econômica de alimentar ovinos é aproveitando pastagens de boa qualidade, como gramíneas e leguminosas, complementadas com uma suplementação estratégica de ração concentrada. Em sistemas intensivos, o uso de silagem ou feno pode reduzir custos em períodos de seca.
Essas orientações ajudam a garantir que os ovinos recebam uma dieta balanceada, de acordo com suas necessidades nutricionais e produtivas.
O que é guaiaca de gaúcho? A guaiaca é um acessório tradicional dos gaúchos, especialmente…
Qual a função de um exaustor industrial? A principal função de um exaustor industrial é…
Como refrescar um galpão? Refrescar um galpão pode ser feito de várias maneiras, mas o…
O que significa uma bombacha? A bombacha é uma calça larga e confortável, tradicionalmente usada…
A origem do poncho O poncho é uma vestimenta tradicional que remonta aos povos indígenas…
A importância da comunicação estratégica no agronegócio O agronegócio é um dos pilares da economia…
This website uses cookies.