O Tordon é um herbicida utilizado para o controle de uma variedade de ervas daninhas, arbustos e árvores em diferentes ambientes, como pastagens, áreas de reflorestamento e em outros tipos de terrenos agrícolas ou não cultivados.
Sua ação é eficaz no controle de plantas daninhas de folha larga e algumas gramíneas, ajudando a gerenciar a vegetação indesejada que pode competir com culturas ou pastagens por recursos como nutrientes, água e luz.
O produto contém ingredientes ativos como o picloram e o 2,4-D, que são conhecidos por sua eficácia no controle de plantas invasoras. Esses compostos atuam como reguladores de crescimento, interferindo nos processos fisiológicos das plantas, o que leva à morte das células vegetais.
Como preparar o veneno Tordon?
- Pastagem (Aplicação Foliar Tratorizada):
- Alvos e Doses:
- Beldroega, Caruru, Losna-branca: 10 L/ha
- Cheirosa, Erva-quente, Poaia-do-campo: 20 L/ha
- Guanxuma, Maria-mole, Malva-preta, Malvisco, Malva-roxa: 30 L/ha
- Assa-peixe-branco, Fedegoso-branco, Mata-pasto, Malva-veludo, Canela-de-perdiz, Gervão-branco, Lobeira, Joá-bravo: 40 L/ha
- Assa-peixe-roxo: 50 L/ha
- Época de Aplicação: Durante a maior pluviosidade e com temperatura média acima de 20ºC, quando as plantas daninhas estiverem em pleno desenvolvimento vegetativo.
- Volume de Calda em Aplicação Terrestre: 200 – 300 L/ha.
- Número Máximo de Aplicações por Ciclo de Cultura: 1 por ano.
- Pastagem (Pulverização Tratorizada de Tocos):
- Dose: 30 – 40% (misturando 3-4 L do produto em 97-96 L de água); 40% (misturando 4 L do produto em 96 L de água).
- Época de Aplicação: Em qualquer época do ano, aplicando-se até ponto de escorrimento da calda no toco cortado e podendo-se molhar o solo próximo ao toco recém cortado.
- Volume de Calda em Aplicação Terrestre no Toco: Aplicar imediatamente após ao corte, garantindo um bom molhamento dos tocos, de modo que o volume de produto por área não exceda a 60L/ha.
- Pastagem (Aplicação Aérea):
- Dose: 6 L/ha.
- Época de Aplicação: Durante a maior pluviosidade e com temperatura média acima de 20ºC, quando as plantas daninhas estiverem em pleno desenvolvimento vegetativo.
- Volume de Calda em Aplicação Aérea: 50 L/ha.
- Número Máximo de Aplicações por Ciclo de Cultura: 1 por ano.
- Eucalipto (Para Erradicação de Touças de Eucalipto):
- Dose: 3 a 7% (misturando de 3 a 7 L do produto em 97 a 93 L de água), aplicando-se 200 a 250 mL por toco logo após o corte.
- Época de Aplicação: Em qualquer época do ano para erradicação de touças (tocos de eucalipto na reforma de áreas florestais).
- Volume de Calda em Aplicação Terrestre no Toco: Aplicar na quantidade de calda individual indicada acima, de modo que o volume de produto por área não exceda a 60L/ha.
Caso você queira acessar o link da bula completa do Tordon: Clique aqui!
Composição e Mecanismo de Ação:
- Tordon é composto por 24-D e Picloram, que são mimetizadores das auxinas, pertencentes ao Grupo O segundo a classificação internacional do HRAC (Comitê de Ação à Resistência de Herbicidas).
- É utilizado para controlar dicotiledôneas indesejáveis de porte arbóreo, arbustivo e subarbustivo em pastagens e para erradicação de eucalipto em reformas de áreas florestais.
Precauções e Segurança:
- O produto deve ser manuseado apenas por trabalhadores capacitados.
- Não se deve comer, beber ou fumar durante o manuseio e a aplicação do produto.
- Em caso de contato com a pele, remover as roupas contaminadas e lavar a área com água corrente e sabão neutro.
- Se inalado, levar a pessoa para um local aberto e ventilado e usar equipamentos de proteção.
Aplicação e Manejo:
- Recomenda-se a utilização de empresas de aplicação aérea certificadas para aplicar o produto. A aplicação via drones não é recomendada devido à falta de informações técnicas que respaldem essa modalidade.
- Para aplicação foliar tratorizada, usar equipamentos tratorizados com barra equipada com pontas tipo leque com indução a ar. A taxa de aplicação recomendada é de 200 a 300 litros/ha de calda de pulverização, com velocidade de 2 a 10 km/h e gotas da classe grossa (G) ou superior.
- A taxa de aplicação aérea deve ser de no mínimo 50 L/ha, com gotas grossas ou extremamente grossas.
Limitações de Uso:
- Evitar a aplicação do produto em condições de chuva prevista dentro de 2 a 3 horas após a aplicação.
- Respeitar uma área de bordadura de no mínimo 10 metros entre o local de aplicação e áreas vizinhas com culturas sensíveis ao 24-D.
- Não utilizar o equipamento usado para aplicação do Tordon em outras culturas suscetíveis ao produto.
Manejo de Resistência e Recomendações:
- O uso sucessivo de herbicidas do mesmo mecanismo de ação para o controle do mesmo alvo pode aumentar o risco de resistência.
- É aconselhável consultar um engenheiro agrônomo para orientações técnicas e estratégias de manejo de resistência.
Considerações Ambientais e Toxicológicas:
- Tordon é classificado como produto perigoso ao meio ambiente.
- Estudos em animais de laboratório indicaram certos níveis de toxicidade oral, cutânea e ocular.