Logo Agroattraction

Permanganato de potássio: para que serve e como usar

Descubra para que serve o permanganato de potássio
crown-pplNg0VKrvU-unsplash

O permanganato de potássio é um composto químico inorgânico, formado pelos íons potássio e permanganato. É um forte agente oxidante e apresenta uma coloração que varia de violeta a vermelho em solução aquosa.

É utilizado principalmente para limpeza e desinfecção de feridas e úlceras, sendo coadjuvante no tratamento de diversas condições dermatológicas, como dermatites, eczema, abscessos, brotoejas e lesões na pele com catapora.

Além disso, possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e cicatrizantes, sendo amplamente utilizado em infecções e feridas superficiais. É importante ressaltar que o permanganato de potássio deve ser utilizado apenas sob orientação médica e com cuidado, pois pode causar irritação e manchas na pele.

Para que serve o banho de permanganato?

O banho de permanganato serve para tratar problemas de pele como eczema, aftas, dermatite, acne, candidíase vaginal, vulvovaginites, catapora, brotoeja, feridas e coceira causada por alergias.

O permanganato de potássio possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e cicatrizantes, sendo por isso muito usado em infecções e problemas de pele.

Após diluído, é indicado para limpeza e desinfecção de feridas e úlceras, sendo coadjuvante no tratamento da catapora, candidíase ou outras feridas na pele.

O banho de permanganato ajuda a eliminar as bactérias e os fungos da pele, sendo um bom cicatrizante para feridas de diversos tipos. O modo de uso é diluir o pó no momento do uso em um a quatro litros de água e usar na forma de compressas ou no banho, sempre seguindo as orientações médicas.

Como se faz banho de assento com permanganato?

Para fazer o banho de assento com permanganato de potássio, é necessário diluir um comprimido de 100gm em 4 litros de água morna em uma banheira ou balde próprio para banho.

Depois, deve-se colocar a solução diluída dentro de uma bacia limpa e seca e permanecer sentado dentro da bacia por cerca de 2 a 3 minutos. Em alternativa, pode-se utilizar o bidê ou uma banheira.

O banho de assento com permanganato de potássio é indicado para reduzir infecções na pele, dermatite, acne, catapora, feridas, candidíase vaginal, brotoeja e alergias.

É importante lembrar que o permanganato de potássio deve ser totalmente diluído antes do uso.

Como usar permanganato de potássio na pele?

Para utilizar o permanganato de potássio na pele, é recomendado diluir o medicamento em água e fazer um banho, permanecendo dentro da solução por cerca de 10 minutos, todos os dias, até que as feridas desapareçam completamente.

É importante evitar ao máximo o contato com o rosto e sempre seguir as orientações médicas para evitar possíveis riscos.

O permanganato de potássio é indicado para limpeza e desinfecção de feridas e úlceras, sendo coadjuvante no tratamento de diversas condições de pele, como eczema exudativo e candidíase.

Quantas vezes ao dia pode usar o permanganato?

De acordo com as informações fornecidas, a dose de permanganato de potássio deve ser sempre aconselhada pelo médico e pode ser aplicada 2 ou 3 vezes ao dia.

No caso de uso tópico na pele, a dose usual é de um comprimido de 100mg diluído em 1 litro de água, para ser utilizado em banhos ou compressas úmidas.

É importante seguir as orientações médicas e alertar que a solução pode manchar roupas e utensílios, sendo destinada somente ao uso sobre a pele.

Para tratamento de urgência, a dose usual é de 10 a 15 mEq, IV, 3 ou 4 vezes ao dia, normalmente não mais que 3 mEq/Kg.

Como usar o permanganato de potássio para candidíase

Para utilizar o permanganato de potássio no tratamento da candidíase, pode-se fazer um banho de assento, adicionando 8 gotas para cada litro de água e permanecendo dentro da solução por cerca de 10 minutos todos os dias, até que as feridas desapareçam completamente.

Além disso, o banho de permanganato de potássio também pode ser usado para ajudar no tratamento de vulvovaginite ou vaginite, diluindo um comprimido de 100mg em 4 litros de água morna e lavando a região afetada.

O permanganato de potássio possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e cicatrizantes, sendo um coadjuvante no tratamento dessas infecções e problemas de pele.

Como usar permanganato de potássio para sarna?

Deve-se aplicar em todo o corpo por 24 horas, por 3 noites consecutivas. O banho deve ser realizado imediatamente antes da próxima aplicação, repetindo as 3 aplicações após uma semana

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *